Os piolhos são os parasitas mais comuns encontrados em aves, muitas vezes confundidos com ácaros devido à sua idêntica aparência. Quando adultas as fêmeas depositam de 50 a 100 ovos antes de morrer, o ciclo completo de um piolho dura, aproximadamente 1 mês.
Alguns destes parasitas alojam-se na superfície do corpo das aves, na pele, penas e até nas narinas, enquanto que outros entram na pele da ave, alimentando-se do seu sangue. Tornam-se bastante incômodos para a ave e, o pior de tudo é que o ser humano também pode ser mordido por eles, ao entrar em contato com eles.
Não é preciso ter uma ave como animal de estimação, para ser mordido por um piolho de aves. Você pode ter um ninho de aves infestado próximo a sua residência ou empresa, é comum também as aves fazerem seus ninhos em cima de ar-condicionado, fazendo com que os piolhos adentrem as áreas internas.
A doença é causada pelo piolho de aves que, em contato com a pele, pode provocar vermelhidão, coceira e pequenos inchaços, semelhantes a picadas de mosquitos. Piolho é um ácaro, que habita as aves silvestres, tanto pombo, pardal e outras aves. Ele transmite uma patologia chamada dermatozoonose, que é alergia a picada de inseto. Essas lesões são semelhantes à picada de formiga.
Ao perceber a presença de piolhos entre em contato conosco para maiores informações e orientações ligue ainda hoje para EXTINSET - (16) 3234-0890 / 3626-5858 / 98134-8022